Nossa consultora de saúde revela essas e outras informações importantes e mostra porque você deveria comer 1 ovo todo dia, no café da manhã
Por Bruna Ottani — médica apaixonada alimentação saudável e estudiosa da saúde preventiva
O ovo é um dos alimentos mais completos do planeta. Ele é composto de duas partes, que são diferentes entre si: a gema e a clara.
A gema do ovo concentra a maior quantidade de nutrientes. Nela encontramos vitaminas e sais minerais fundamentais ao bom funcionamento do nosso corpo, como as vitaminas do complexo B, incluindo o folato, e as vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A.
Na clara encontramos a albumina, uma proteína de alto valor, que é usada no corpo humano para formação de tecidos de todos os tipos e funções.
Confira, a seguir, 4 motivos pelo qual eu recomendo o consumo de ovo para os meus pacientes:
Ao contrário do que se pensa, os estudos mostram que o consumo de ovo melhora o HDL (colesterol “bom”) e reduz os níveis de triglicerídeos. Além disso, o consumo do ovo leva a um aumento da densidade das partículas de LDL (colesterol “ruim”) reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
Um estudo recente demonstrou que o consumo de ovo no café da manhã diminuiu a vontade de comer durante o dia e contribuiu para redução de peso. Portanto, o consumo de ovo ajuda na perda de peso e manutenção da saúde metabólica.
A gema também é rica em colina, uma vitamina do complexo B, utilizada para formar a membrana das células e melhorar o funcionamento do cérebro.
Dois antioxidantes muito importantes também são encontrados na gema, a luteína e a zeaxantina, que compõe a retina do olho e o seu consumo tem se mostrado como uma medida importante na redução de risco para catarata e degeneração macular.
OVOS ORGÂNICOS SÃO MAIS NUTRITIVOS
A diferença entre o ovo orgânico e o de granja (comum) é enorme! A galinha transfere os nutrientes consumidos quando cisca e se alimenta para o ovo. Quando a criação é feita na forma de confinamento, a galinha consome poucos nutrientes e por isso o ovo tem até dois terços menos valor nutricional em comparação ao ovo orgânico.
Para completar, o ovo orgânico não é acrescido de pesticidas, antibióticos ou outros elementos químicos desconhecidos. Além de respeitar os animais, já que as galinhas que produzem ovos orgânicos são criadas livres, alimentando-se de forma natural.
Amei!!!