Orgânicos fazem bem pra alma
0

Segundo os mestres da yoga, além de serem mais saudáveis, os alimentos orgânicos são ricos em “prana”(energia vital). É por isso que eles fazem bem para o corpo e também para o espírito.

Kelly Crosara

Imagine estar percorrendo os corredores de um supermercado e, de repente, se deparar com uma placa com os seguintes dizeres: Energia Vital por apenas R$ 3,99. Parece uma cena que só será possível daqui algumas décadas não é? Mas pode se sentar. Esse “produto” está disponível nas prateleiras desde o surgimento da Terra. Ele se chama prana e é encontrado em todos os alimentos frescos, principalmente nos orgânicos.

Agora, com mais calma, vamos aos esclarecimentos. O prana, de acordo com antigas escrituras indianas, é a energia vital universal encontrada em toda a natureza (na água, no ar, na terra e no fogo). Ele entra em nosso organismo por meio dos raios solares, da água, da terra, das rochas e cristais, da respiração, das plantas e da alimentação.

“Ele é a força que mantém a vida. Não tem nada a ver com o oxigênio como muitos pensam. Digo isso porque se uma pessoa está morrendo, podemos oferecer oxigênio ilimitado a ela, mas isso não garante que ela vá sobreviver, o que ela precisa para viver é do prana”, explicou Sat Anand Kaur, 43 anos, professora a quatro anos de Kundalini Yoga, modalidade que está ganhando cada vez mais adeptos em Brasília.

De acordo com a especialista, essa força vital é encontrada em maior quantidade e qualidade nos alimentos orgânicos. “Os agrotóxicos encontrados nos outros tipos de plantações mudam a frequência do produto, deixando-o menos puro e, consequentemente, menos saudável para o nosso organismo”. Existem até algumas linhas, segundo ela, que defendem não cozinhar o alimento e até não colocá-lo na geladeira para manter o prana por mais tempo.

Portrait of calm woman sitting in pose of lotus in natural environment
A Yoga da Consciência defende o consumo de alimentos orgânicos, pois eles têm mais energia vital (prana) que os outros

Mudanças naturais

Sat Anand Kaur explica que na Kundalini Yoga não é imposta nenhuma mudança na alimentação, mas que as alterações no cardápio são feitas de forma natural. “Recomendamos uma maior ingestão de raízes como o gengibre, batata, cebola, alho. Mas a prática de respiração vai purificando o corpo, a mente, limpando as questões emocionais e aí, de alguma forma, o corpo vai mostrando qual alimento é mais saudável”, relata a professora.

Segundo ela, são centenas de relatos de pessoas que praticam o yoga que, naturalmente, pararam de comer carne e até de fumar sem o menor esforço, porque o corpo não conseguiu mais absorver esses itens. Gente como a empresária Flávia Andrade, 46 anos, aluna de Sat Anand Kaur e professora recente de Kundalini Yoga. Ela já está optando por alimentos mais saudáveis, mas nada de forma radical.

“Faço aula há três anos e é engraçado porque nosso corpo vai recusando naturalmente algumas coisas, é espontâneo”, relata Flávia, que gradualmente está trocando alguns itens de sua dispensa. “Já estou optando por comprar alguns produtos orgânicos, integrais, mas não sou nada radical. Gosto de seguir o ritmo do meu corpo. Quando me dá vontade de comer alguma coisa, eu como sem culpa. O importante é começar a mudar”.

 

bg_headerPEQUENO DICIONÁRIO DE ENERGIA VITAL

prana

Prana — energia vital presente em toda a natureza (na água, no ar, na terra e no fogo). Ele entra em nosso organismo por meio dos raios solares, da água, da terra, das rochas e cristais, da respiração, das plantas e da alimentação. Na avaliação dos hindus e dos estudiosos no assunto, os alimentos orgânicos têm mais prana que os outros, ou seja, além de fazerem bem para sua saúde, fazem vem pra alma.

Kundalini Yoga — modalidade reconhecida como a Yoga da Consciência, suas práticas são dinâmicas, energizantes e objetivas. Fortalece, alonga, relaxa a musculatura e todo metabolismo. Aumenta a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica. Estimula a harmonia dos sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos. Propõe ainda um profundo mergulho na Meditação.

bg_header

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

TOP

X
1
Olá, caso precise de ajuda, vou redirecioná-lo para o WhatsApp. Se estiver num computador irei redireciona-lo para o WhatsApp Web.
Powered by