O que seu filho deve comer para não adoecer nesse frio?
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Por Guaíra Flor

Ficou em Brasília nas férias e tem filho pequeno? Então é bem provável que você esteja preocupada com a saúde dele. Nessa época do ano, nosso quadrado fica frio e seco. Resultado? A emergência dos hospitais acabam repletas de crianças com doenças respiratórias. Eu sei bem o que é isso pois tenho um filho asmático, que vira-e-mexe fica doente. Preocupada, fui procurar dicas de como melhorar a imunidade dele nesse período, e  encontrei um artigo escrito pela Dr. Karimi Paciolo, nutricionista funcional, que reproduzo aqui para vocês. Ela trabalha numa empresa de papinhas orgânicas, em São Paulo, e também acredita que esses alimentos são a melhor opção para prevenir doenças. Eu estou seguindo as dicas desde o início do mês e, pasmem, meu guri está aguentando firme o inverno candango. Confira o texto dela:

“Dentre muitos alimentos que contribuem fortalecendo a imunidade, indico alguns que não podem faltar na alimentação não só da criança, mas da família toda:

  • Água: Em primeiro lugar hidratação é extremamente importante! Ofereça água diversas vezes ao dia para o seu filho. Com o tempo seco, as vias aéreas e outras mucosas ressecam e o ambiente fica vulnerável ás bactérias e vírus. Tomar água além de hidratar também contribui para eliminação de impurezas do corpo e resistência física, prevenindo doenças e combatendo sintomas como o de gripe por exemplo. A água de coco natural também é um ótimo hidratante natural.
  • Vegetais verde-escuros: Couve, brócolis, espinafre, rúcula, são vegetais ricos em vitamina B6, ácidos fólico e vitamina A, nutrientes importantes para a maturação das células imunológicas ajudando na resistência á infecções. O ácido fólico também é responsável pela formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
  • Cenoura: rica em beta-caroteno que no organismo se transforma em Vitamina A, esse potente antioxidante funciona como “soldado” no nosso organismo, combatendo substancias geradas no contato com bactérias ou vírus, tendo ação antiinflamatória natural.
  • Alho e cebola: Ambos possuem substâncias imunoprotetoras, além de uma boa dose de selênio e zinco, minerais importantes na prevenção de gripes e resfriados.
  • Frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, são frutas ricas em vitamina C, nutriente que fortalece a imunidade.
  • Salsinha: também rica em Vitamina C, pode ser utilizada em diversas preparações.

Como bem disse Karimi, “a alimentação adequada fortalece o organismo e irá ajudar a nós e nossos filhos a passar por esse período com mais saúde!”

Até mais!

Fonte: http://2mariasnutricaosaudavel.com.br/quais-alimentos-fortalecem-a-imunidade/
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