Faça como o Pernalonga: só coma cenouras com folhas
0

Mesmo sem saber, o coelho dos desenhos animados aproveitava o melhor do vegetal. E você: já descobriu o que fazer com as cenouras lindas, e cheias de folhas, que recebe quando compra nossas cestas de orgânicos?

 

Uma das coisas que mais encanta quem começa a comprar orgânicos são as cenouras com folha — iguaizinhas as que o Pernalonga comia antes de dizer: “O que é que há velhinho?”. O problema é que a maioria das pessoas não sabe o que fazer com essas ramas, que acabam indo pro lixo. Um verdadeiro pecado, pois as tais folhas são muito mais nutritivas do que a própria cenoura.

Estudos realizados pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostraram que cada 100 gramas da rama da cenoura possui 25 mg de ferro, quantidade suficiente para suprir a necessidade diária de ferro de homens e mulheres. A falta desse elemento, responsável pelo transporte do oxigênio na hemoglobina do sangue, costuma causar anemia. “Trata-se de um dos minerais mais importantes na absorção de substâncias fundamentais para a vida”, afirma um dos pesquisadores envolvidos, Pedro Magalhães Padilha, do campus de Botucatu.

Pensando nisso, separamos algumas receitas que aproveitam ao máximo o potencial nutritivo das folhas da cenoura (veja abaixo). Além disso, mostramos porque vale a pena comer a cenoura todinha, incluindo as ramas:

 

POR QUE COMER?

slide1

Cada 100 gramas de folha de cenoura contém:

  • 25 mg de ferrro — quantidade suficiente para suprir a necessidade diária de um adulto. A falta de ferro provoca anemia
  • 203,70 mg de Vitamina C — por ser um nutriente que não é produzida pelo organismo, é muito importante ingerir alimentos ricos nesse tipo vitamina. Sua carência pode levar a distúrbios neurológicos, dores musculares, perda de dentes e ao escorbuto, doença que provoca hemorragia nas gengivas. Outra função importante é a de neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas associadas ao envelhecimento e à formação de tumores.
  • 8,70 mg de Betacaroteno — o betacaroteno ajuda a manter a pele saudável e também desempenha um papel vital na saúde ocular, reduz o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral, degeneração macular e outras doenças relacionadas com a idade. Por sua ação antioxidante o betacaroteno fortalece o sistema imunológico, o que contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados.

 

COMO COMER

Dica 1

As folhas de cenouras vão muito bem como saladas, e deixam um leve gosto crocante nelas. Experimente nessa deliciosa salada de folhas rústicas com alface roxa, alface americana, folhas de cenoura e chicória. Rasgue as folhas com as mãos e misture-as com  azeite, iogurte natura, sala e pimenta a gosto. Fica uma delícia

tempuraDICA 2

Experimente fazer um tempurá com as folhas da cenoura e outros legumes, como cebola e couve-flor

Ingredientes da massa do tempurá:

  • 01 ovo
  • 01 xícara de água gelada
  • 01 xícara de farinha de trigo peneirada
  • sal e pimenta para temperar

Preparo:

Numa tigela média junte o ovo e a água e mexa bem; junte a farinha de trigo, aos poucos, mexendo bem. Utilize a massa enquanto ainda está fresca.

Dicas para a fritura:

  • Para verificar a temperatura apropriada, deixe cair um pouco da massa no óleo quente. Se a massa mergulhar até a metade do nível do óleo e voltar à superfície a temperatura está ideal.
  • Quando estiver retirando a fritura do óleo, não sacuda. Simplesmente, mantenha um pouco acima do óleo por alguns instantes, até que escorra.

INGREDIENTES

1 xícara de chá de folhas de cenoura (sem os cabos e preferencialmente orgânicas) e outros legumes de sua preferência

  • 6 colheres de sopa de azeite extra-virgem
  • 1 dente de alho grande
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de oleaginosas da sua preferência* (eu usei castanhas de caju)

INSTRUÇÕES

  1. Em um processador, coloque as folhas de cenoura, azeite, alho e sal e processe até estar tudo bem misturado.
  2. Adicione as castanhas de caju e processe até tudo estar picado e misturado.
  3. Prove e ajuste os tempero.
  4. Sirva imediatamente ou deixe os sabores apurarem na geladeira por algumas horas.

bg_header

SERVIÇO

Achou essa matéria intereressante? Então que tal comprar agora suas cenouras com folhas

bg_header

[noo_mailchimp title=”Cadastre-se” desc=”Receba as melhores notícias do mundo orgânico no seu e-mail”]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

TOP

X
1
Olá, caso precise de ajuda, vou redirecioná-lo para o WhatsApp. Se estiver num computador irei redireciona-lo para o WhatsApp Web.
Powered by