Aprenda a plantar uma horta na sua casa ou apartamento
0

Já pensou em montar uma horta no seu bairro, no seu quintal ou até mesmo na sua varanda? Pois isso é perfeitamente possível!! E para te ajudar a dar os primeiros passos, disponibilizamos para você a a cartilha Hortas Urbanas — publicação elaborada pelo Intituto Pólis, que visa melhorar a alimentação das pessoas por meio do cultivo de legumes e hortaliças plantadas sem agrotóxicos, em parceria com  o projeto Moradia Urbana, tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

O manual é composto por três partes que envolvem a preparação da horta, o cultivo das hortaliças e, finalmente, o modo de preparar os vegetais a partir de algumas receitas. Confira algumas dicas:

1. Para se pensar na produção de alimentos e plantas medicinais em locais que não possuem espaços físicos amplos, pode-se utilizar a criatividade.

As possibilidades de locais para o cultivo são vários, tais como corredores, varandas, sacadas de apartamento, garagem, lajes, praças, terrenos e etc, sempre observando as condições físicas como a luz solar e a ventilação.

Uma opção interessante são os canteiros suspensos, onde se reutilizam telhas ou algum outro material como madeira.

2. Na hora de escolher o local de plantio é importante considerar alguns fatores:

  • área exposta ao sol (ao menos 4 a 6 horas diárias);
  • Proximidade de água para irrigação;
  • Área não sujeita a alagamentos e encharcamentos;
  • Local não tão próximo de árvores para evitar a competição por nutrientes do solo e o sombreamento;
  • Área com boa ventilação;

3. Para a escolha das espécies (hortaliças, ervas medicinais).

Fundamental observar quais são adaptadas às condições climáticas da região e a melhor época de plantio, que pode variar de uma região a outra. Há espécies que se desenvolvem melhor nas estações mais frias (outono e inverno) e outras nas estações mais quentes (primavera e verão). Existe porém um esforço do homem em obter variedade mais adaptadas ao ano todo (ex. alface de verão, alface de inverno), porém de modo geral cada espécie tem seu clima ideal.

Temperatura amena e período mais seco/Inverno:
hortaliças folhosas, tomate e batata (solanáceas do frio), principalmente no sudeste do país.
Climas quentes:
milho, mandioca, as abóboras, berinjela, jiló, pimentão, pimentas em geral.
[noo_mailchimp title=”Cadastre-se” desc=”Receba as melhores notícias do mundo orgânico no seu e-mail”]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

TOP

X
1
Olá, caso precise de ajuda, vou redirecioná-lo para o WhatsApp. Se estiver num computador irei redireciona-lo para o WhatsApp Web.
Powered by