5 hábitos que levam ao desperdício de alimentos
0
Por Guaíra Flor.

Todos os anos, o Brasil joga 41 toneladas de alimentos no lixo. E cada um de nós tem a sua parcela de culpa nesse desperdício. Por isso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) listou 5 comportamentos que levam os brasileiros a jogarem comida no lixo — hábitos que além de impactar o orçamento familiar, colaboram com a superlotação dos aterros sanitários das nossas cidades. Confira

1. Compras em excesso

Até hoje, muitos brasileiros compram grandes quantidades de comida por medo de que falte suprimentos ao logo do mês ou por medo de os preços aumentarem. Esse é um resquício cultural da época da hiperinflação Como acabamos não consumindo tudo o que compramos, boa parte desses produtos acaba perdendo a validade, indo parar no lixo.

SOLUÇÃO: que tal fazer compras semanais, até para ter a certeza da quantidade de comida que realmente utilizamos nesse período?

 

2. Preparo abundante de comida

É uma questão cultural: brasileiro adora uma mesa farta. Afinal, nunca se sabe quando um parente ou amigo vai aparecer para uma visita. Só que aquele monte de comida acaba indo para geladeira e, depois de quatro dias, ganha uma aparência rançosa e pouco convidativa. Resultado? Vai tudo pro lixo.

SOLUÇÃO: use o resto das comidas preparadas para fazer uma sopa ou um mexidão, daqueles que as nossas avós faziam.

 

3. Conservação inadequada

Segundo a Embrapa, os brasileiros não sabem guardar os alimentos corretamente.. Quer um exemplo? Quantas vezes você não guardou batatas junto com cebolas na geladeira ou na despensa? Pois sabia que a cebola absorve a umidade da batata, acelerando sua decomposição. Outra dica: só lave hortifrútis quando for usá-los. O excesso de umidade acaba deixando o alimento mais propenso a estragar.

SOLUÇÃO: informe-se sobre a melhor maneira de guardar cada tipo de alimento. Quer uma dica, baixe o aplicativo FoodKeep , criado justamente para combater o desperdício de alimentos nos Estados Unidos.

 

4. Não gostamos de reaproveitar sobras

É uma contradição. Ao mesmo tempo que adora uma mesa farta, o brasileiro detesta comida requentada. Acaba que, no fim de uma semana, jogamos um montão de alimentos no lixo.

SOLUÇÃO: aposte no “raio gourmetizador” e transforme o bom e velho mexidão numa iguaria vendida em restaurantes com um nome bem mais moderninho: vira-e-mexe. O preparo é simples: pegue tudo o que tem na geladeira, corte picadinho e jogue numa frigideira untada com azeite. Quando estiver tudo quentinho, polvilhe queijo ralado, salsa e cebolinha. Fica uma delícia, e ainda ajuda a evitar desperdícios.

 

5. Vontade de guardar comida para os pets

Outro hábito tupiniquim que leva ao desperdício: a mania de guardar as sobras da comida para gatos e cachorros. O problema é que os bichinhos nem apreciam nossas misturas. Por isso, eles tentam separam a carne do restante, e acabam deixando um monte de comida pelo chão e vasilha.

SOLUÇÃO: Ouça o conselho dos veterinários: cachorros e gatos devem ser alimentados com ração, duas vezes por dia. Comida temperada detona com o pêlo, com os dentes e com a saúde dos animais.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

TOP

X
1
Olá, caso precise de ajuda, vou redirecioná-lo para o WhatsApp. Se estiver num computador irei redireciona-lo para o WhatsApp Web.
Powered by